ENEP
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Grade de Programação

4 participantes

Ir para baixo

Grade de Programação Empty Grade de Programação

Mensagem  Ju Ter Out 14, 2008 7:02 pm

Deixe aqui sugetões, críticas, "grades-exemplos"... para a construção da grade do ENEP.
Ju
Ju

Mensagens : 23
Data de inscrição : 07/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Grade de Programação Empty 1º Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG

Mensagem  Ju Ter Out 14, 2008 7:15 pm

Na última reunião, falei pra vocês que gostei muito do estilo de grade desse congresso e fiquei de passá-la para vocês por aqui, né?!

É só clicar nesse link
http://www.medicina.ufmg.br/programa20081008.pdf, que vai cair direto na programação.

Gostei dela, porque ela é separada em eixos. Acho que, se fizermos assim, será mais fácil para conseguirmos fazer atividades que agrade todos os tipos de estudantes que virão no encontro (estudioso, político, festeiro...).
O que acham?

Beijocas
Ju
Ju

Mensagens : 23
Data de inscrição : 07/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Grade de Programação Empty que eixos?

Mensagem  Marimba Qua Out 15, 2008 4:37 pm

Mas como a gente faria esses eixos?

Atualmente a gente conta com as seguintes atividades:

ATIVIDADES PROPOSTAS/ORGANIZADAS PELA COMORG- Credenciamento
- Mesas Redondas
- Atividades Culturais
- Núcleos de Vivência

ATIVIDADES QUE O PARTICIPANTE PODE PROPOR- Grupos de Discussão e Vivência
- Oficinas
- Mostra científica (pôsteres e comunicações orais)
- Espaços de Livre Organização (ELOs)
- Assembléias Regionais

Acho que antes da grade, deveríamos pensar

1. Quais atividades queremos: mantemos essas? propomos outras?
Eu acho importante que mantenhamos essas atividades, especialmente aquelas que podem ser propostas pelos participantes. Penso que promove uma interação bem maior.

2. Qual o horário "útil" das atividades? Em outras palavras, quanto tempo vai durar a programação diária? Das 8h às 20h? Das 10h às 20h?Eu acho que 8h da manhã é muito cedo para começarem as atividades - a não ser que consideremos a hipótese de atividades culturais que vão até 2h da manhã, no máximo (tipo acendendo as luzes). Sendo as 10h30, no último ENEP, a galera já chegava bocejando - quando chegava... Sem contar que 10h de programação (10h às 20h) já é cansativo, imagine 12h....

Acho que a partir daí podemos pensar na divisão da organização da grade de programação.
Por exemplo, mesas-redondas eu acho que devem ser de manhã, pra estimular a galera a acordar. Mostra científica eu acho que não deve concorrer com nenhuma outra atividade, assim como os GDVs e NVs.

Marimba

Mensagens : 7
Data de inscrição : 23/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Grade de Programação Empty Re: Grade de Programação

Mensagem  Ju Qua Out 15, 2008 7:30 pm

Pensamos em fazer um encontro que tenha programação para estudantes de todos os tipos – desde o mais cdf até o mais festeiro. Então, fazer em eixos ia nos ajudar muito!
Tava pensando em manter essas atividades de sempre, só que separadas em eixos de interesses. Assim, podemos conseguir que aconteçam vários tipos de atividades no mesmo horário, para todos os tipos de estudantes. (E a galera não para, não para, não paaaara!) Sacô?!

Sobre o horário, acho que tem coisa que não dá pra ser de manhã – tipo filme e determinadas mesas. Vai pouca gente e, desse pouco, muitos não conseguem prestar atenção, por causa do sono. Mas se for uma atividade mais prática, rola de ser umas 9h30. Mas ainda não pensei muito nisso...

Temos que ver muita coisa ainda. O negócio é que decidimos olhar umas grades alheias, pra gente ter idéias pra nossa. Se alguém tiver uma aí, manda pra cá!


Beijos
Ju
Ju

Mensagens : 23
Data de inscrição : 07/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Grade de Programação Empty tópico!

Mensagem  aNa_PauLa Dom Out 26, 2008 4:18 pm

então o que já foi pensado eh dagente abrir um espaÇo da programação do ENEP para os usuarios dos CERSAMs e Centros de convivência de BH! ser bem interativo mesmo, pra galera ter o contato com os doidos, deles possivelmente fazerem uma apresentação, mostrar que eles podem ser mais sensatos que nós..hehe
pensei num caráter parecido com a Mostra de Arte Insensata que teve no começo do ano, e foi maravilhoso!
enfim, dependendo do vinculo fazer até uma parceria para vender as bolsinhas pros inscritos do ENEP!
eh isso!
beijo.s
aNa.
aNa_PauLa
aNa_PauLa

Mensagens : 3
Data de inscrição : 06/09/2008
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

Grade de Programação Empty Programação e Participação

Mensagem  Filipewb Sáb Nov 01, 2008 7:04 pm

Olá minha gentem...

Primeira vez postando nesse forúm, realmente fico confuso aqui, tenho mais familiaridade com os espaços que me avisam na hora que cai uma nova mensagem, mas achei legal a iniciativa.

Meu nome é Filipe Braga, articulador do Centro-Oeste da CONEP e membro do coletivo de estudantes de Psicologia do Centro-Oeste.

Sobre a programação achei legal as sugestões. A questão levantada na última mensagem acho importantíssima. Em congressos lotam os espaços de professores cheios de titulos, em ENEPs lotamos os espaços de estudantes articulados, mas e os usuários (pacientes, representantes de MS, enfim quem tá fora da Universidade)??!
Acho que realmente temos que tentar pôr pessoas de fora da psico, de fora da Universidade, porque vivemos falando por eles, enquanto que são eles que vivem no dia as nossas teorizações.

Outra sugestão, ao invês dos GDVs (aqueles que forem sem vivência) serem espaços onde um palestrante propõe uma conversa, poderiamos pensar em como fazer GDVs de trocas entre diversos grupos dentro de um tema, buscando articular um posicionamento e compartilhar experiências. Tivemos uma experiência legal no II EREPCO, que foi um GDV de luta Antimanicomial, chamamos os diversos grupos de LAM + o Gilberto do Goiás, e deu numa bela de uma articulação entre frentes de luta. No momento uma das ações mais fortes que temos aqui noi Centro-Oeste é a articulação com a LAM.

Enfim, sugestões pontuais estão ai, mas realmente ainda to meio perdido sobre em quantas anda o ENEP, vi que pelo grupo estão discutindo de forma mais próxima. Acaba que como sempre quem é de fora da sede tem mais dificuldade de participar da construção, mas qualquer coisa to ai, vou tentar acompanhar esse ENEP!!

E no resto muita felicidade e Pão de Queijo pra todos, um beijo pra Jana, Bárbara, pessoal de divinópolis e Igor "allright, rock'n'roll".

Filipewb

Mensagens : 2
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Grade de Programação Empty Re: Grade de Programação

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos